O post a seguir foi publicado originalmente no site da Comunidade Portuguesa de WordPress, pelo nosso amigo José Fontainhas que passa a ser um dos nossos colaboradores trazendo suas contribuições sempre valiosas com sotaque dalém mar.
Toni Schneider, CEO da Automattic fez uma apresentação no WordCamp San Francisco 2008 especialmente destinada aos developers e consultores, cujo negócio depende (pouco ou muito) do WordPress.
À medida que o WordPress continua a crescer, duplicando o número de downloads, pageviews, utilizadores, etc. a cada poucos meses, assim cresce também a necessidade de serviços pagos de desenho e desenvolvimento à volta da plataforma. A versão curta é: são precisos developers e consultores de WordPress. Muitos!
Abaixo está a apresentação, traduzida para português. Antes de a lerem, no entanto, gostava de lançar um desafio a todos os que trabalham com e para o WordPress em Portugal, no Brasil, em qualquer outro país de língua oficial portuguesa ou simplesmente em português: que nos contactem (seleccionando a opção “Consultores/Developers”), para que possamos começar a construir um directório estruturado. A submissão não é automática, ou seja, é revista por (estes) humanos antes de ser listada numa página própria neste site (o site da comunidade Portuguesa). Ao atingirmos um número suficiente (e subjectivo) de entradas, farei do meu melhor para incluí-las na lista oficial de developers.
Quem quiser submeter a sua operação ou empresa só tem que (para já) indicar três coisas: o nome (pessoa, empresa ou marca), o contacto (não será publicado), uma breve descrição e o URL do site. Se existir URL do portfólio, melhor ainda. Caso subsistam dúvidas entraremos em contacto com o email fornecido para as resolver. Por favor não listem a informação pedida nos comentários, mas é claro que os podem usar para discutir este assunto.
De seguida, a tradução da apresentação do Toni Schneider.
Consultoria WP – Ganhar Dinheiro com as suas skills de WordPress
Toni Schneider WordCampSF 2008
A situação
A lista de consultores em http://automattic.com/services/wordpress-consultants/ cresceu de 6 para 58 e são precisos mais! Com 30.000 novos WordPress por dia, se 1% precisar de apoio, são várias centenas de projectos por dia.
O que é que está a ser pedido?
“Temos pedidos sobretudo para temas e serviços de design à medida, de clientes que querem melhorar os seus blogs e afastar-se do aspecto clássico de um blog ou de clientes que querem usar o WordPress como um CMS nos seus sites”
GNV & Partners
“O trabalho em WordPress representa neste momento 75% do nosso negócio. A maioria dos pedidos está relacionada com programação…ajustar temas, criar plugins à medida, etc. Além disso temos a nossa consultoria de blogging que pode ir desde a informação até ao upgrade do WordPress e plugins”
Watershed Studio
“O nosso serviço mais popular tem sido o redesenho de temas. O seguinte é a transformação de um layout existente para um tema de WordPress”
Refueled
“Os serviços mais pedidos são de converter sites antigos em CMSs baseados em WordPress e criar temas a partir de layouts em Photoshop. Cada vez mais as empresas estão a converter-se para WordPress como o backoffice dos seus sites corporativos”
iDenta
Em resumo: As áreas mais solicitadas são o design de temas, a implementação de temas e o desenvolvimento de plugins.
Que género de projectos?
Os orçamentos vão desde os 200U$ até aos 100,000U$, ou mais.
- 200U$-500U$: converter um layout existente em tema de WordPress
- 2.000U$-$5.000U$: Sites com a funcionalidade standard do WordPress e com tema à medida
- 5.000U$-$50.000U$: Sites em WordPress com tema à medida, funcionalidades e plugins customizados e com integração de sites ou conteúdos de terceiros
- 50.000U$ para cima: Redes de blogs, projectos de alta visibilidade com muito trabalho de customização, instalação de WordPress MU em grande escala.
Consulte http://publisherblog.automattic.com/ para ter uma ideia de grandes projectos recentes
E eu, o que é que faço?
Dicas:
- Esteja presente online, transmita uma imagem profissional e evite os “mirones” (que fazem muitas perguntas mas sem nunca se comprometerem)
- Se fala mais línguas (inglês), esteja atento às oportunidades internacionais. O top 10 de visitantes à lista oficial de consultores vem dos EUA (40%), Reino Unido, Alemanha, Canadá, Nova Zelândia, Portugal (NdR: Whoa!), Austrália, India, Turquia e França (cada um na faixa dos 5 a 10%)
- Subscreva a mailing list wp-pro e o site jobs.wordpress.net
- Optimize para SEO com referrals e links “designed by”
- Temas e plugins gratuitos geram muito tráfego para os seus serviços pagos de customiza��ão
- Junte-se à lista (NdR: nós ajudamos): “Estimo que a média mensal é recebermos à volta de 60 hits vindos da lista com talvez 20 a 30% desses contactos resultarem em alguns novos projectos por mês”
Convencido? Divulgue-se!
Ótimo post! Programadores PHP e interfaces do Brasil, vamos abrir o olho e estudar WordPress! Vamos precisar de bons profissionais aqui no Ministério da Cultura em breve
e a Cátia sempre atenta
Abraços!
A partir de agora vi que o negócio é muito sério e que existe um amplo mercado que eu ainda não conhecia.
Seu eu já estou estudando bastante, agora é que vou estudar mais ainda.
Pingback: links for 2009-04-03 « sySolution
Eu trabalho diariamente com wordpress =]
todos sites da UFJF estão sendo migrados para wordpress e o novo portal ja esta no ar!
http://www.ufjf.br =)
O Guillherme está certo..Ele ajudou a fazer nosso novo portal (Rede Marista de Colégios) todo em WordPress. Hoje o WordPress é usado para todo conteúdo web, em todas as áreas da empresa. É preciso se especializar, pois o WP dá uma vantagem competitiva muito grande.
Que maravilha! Desconhecia este mercado e serve de motivação extra, pois trabalhar com o WordPress pra mim, é puro prazer!
Oi Fernando,
na verdade o link não está quebrado, a comunidade Portuguesa mudou seu domínio, mas o endereço redireciona para o site deles. Mas acho melhor você perguntar para eles.